Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de abril de 2013

ESPECIAL: DIA MUNDIAL DO LIVRO


Harry Potter

O dia mundial do livro é celebrado no dia 23 de abril em homenagem aos escritores Miguel de Cervantes (Sua obra mais conhecida é Dom Quixote) e Willian Shakespeare (Dramaturgo inglês mundialmente conhecido por obras como Romeu e Julieta, Hamlet, etc). Ambos os escritores, que faleceram na data, deixaram um legado para literatura mundial.

Manifestações em prol da literatura são realizadas em diversos lugares, e hoje a resenha “Para falar de pitangas” trás uma homenagem especial a uma série de livros que marcou toda uma geração.


Para quem nasceu a partir dos anos 90, é praticamente impossível não conhecer pelo menos um pouco da Saga Harry Potter. A história criada pela britânica J.K Rowling que já foi traduzida em mais de 67 idiomas é tão popular que conquistou fãs de todas as idades ao redor do mundo.

Antes de falarmos um pouco sobre sua obra, vamos conhecer um pouco dessa britânica que transformou palavras em magia.

Autora


Antes de se tornar mundialmente conhecida por Harry Potter, Joanne Kathleen Rowling, havia trabalhado na Anistia Internacional em Londres, e lecionado Inglês em Portugal onde morou por algum tempo. Mas foi em 1990, em uma viagem de trem em Londres que JK Rowling teve a ideia inicial para a criação de Harry Potter.

Depois de muitos contratempos pessoais e financeiros, incluindo a recusa de seu manuscrito por um agente literário, JK conseguiu publicar o primeiro livro da saga em 1997 na Inglaterra, pela editora Bloomsbury.

Em pouco tempo, Harry Potter e a pedra filosofal, chegou à lista de mais vendidos e começou a ficar cada vez mais popular. Com o recente sucesso, a discreta autora britânica desenvolveu a continuação do livro. A saga Harry Potter se compõe de sete livros. 

Livros



Em breve faremos uma resenha detalhada de cada volume da saga, mas por hora, um resumo geral:

No primeiro livro da saga, somos introduzidos ao mundo do menino Harry Potter. Harry é um garoto órfão que mora com seus tios, que o tratam mal. Sem saber nada sobre seu passado, o garoto é surpreendido quando aos 11 anos recebe a visita de Hagrid, um meio gigante que vem buscá-lo para estudar na escola de magia e bruxaria de Hogwarts. Harry começa a desvendar seu passado, descobrindo a verdade sobre a morte de seus pais, e se descobrindo como bruxo. Junto com Harry, vamos descobrindo a magia de Hogwarts e alguns segredos começam a serem desvendados com a ajuda de Hermione e Ron, os melhores amigos de Harry Potter. É logo em seu primeiro ano em Hogwarts que Harry tem seu primeiro contato com o poderoso bruxo das trevas, Lord Voldemort, tão temido pela comunidade bruxa, que é conhecido como “Aquele que não deve ser nomeado”.

Durante toda a história, acompanhamos as aventuras de Harry, Ron e Hermione e as dificuldades específicas que o trio enfrenta. O conflito do garoto bruxo com Voldemort, ou “Você sabe quem” como os menos corajosos costumam chamá-lo, é o tema principal da saga, e a partir dele surgem novos conflitos. Mas não podemos esquecer que Harry e seus amigos crescem ao decorrer da história, por isso a cada livro conhecemos novos personagens e novos sub enredos que se interligam com a história principal.

Talvez a característica mais relevante da saga seja a continuidade. Há histórias que são introduzidas já no primeiro livro, mas que só se desvendam realmente no último. Embora cada um dos livros tenha um enredo e conflito independente, a história é única e cada volume complementa o anterior.

Filmes


O sucesso da saga seguiu o caminho obvio dos Best Sellers, a adaptação para o cinema. Realizado pela Warner, o primeiro filme foi lançado em novembro de 2001 e alcançou sucesso mundial, ganhando fãs e popularizando ainda mais a obra de Rowling. Estrelado por Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson que interpretam respectivamente Harry Potter, Ron Weasley e Hermione Granger, o trio é acompanhado em cena por um elenco experiente e premiado com personalidades como Maggie Smith, Alan Rickman, Richard Harris, Gary Oldman entre outros.

Os sete livros de Rowling se tornaram oito filmes, (o ultimo volume Harry Potter e as relíquias da morte, foi divido em duas partes) que alcançaram sucesso absoluto de bilheteria. Conquistando prêmios e agradando uma legião de fãs.


Curiosidades


- Pottermore é um site no qual os fãs da saga compartilham histórias e “reescrevem” os 7 livros da saga. Quem se cadastra no site, vive capitulo a capitulo as experiências de Harry, desde a compra de seu material em no beco diagonal a seleção para uma das casas de Hogwarts.

- O primeiro nome dos fundadores das casas de Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal e Sonserina são, respectivamente: Godric, Helga, Rowena e Salazar.

- J.K Rowling e Harry Potter tem a mesma data de aniversário: 31 de Julho.

- O feitiço avada kedavra, usado por Lord Voldemort para matar os pais de Harry, é o mais letal da série. A verdade é que ela vem do aramaico abhadda Kedrabra (que originou outra expressão bastante conhecida: abracadabra) e significa “desapareça deste mundo”

- De tanto o fãs de Harry Potter visitarem a estação King’s Cross foi colocado uma placa, entre as plataformas 9 e 10, dizendo que ali se encontrava a plataforma 9 3/4.

É isso aí pessoal, em breve postaremos mais material sobre Harry Potter. Aproveitem bem o dia do livro!



Sophia Coraline tem olhos nebulosos e o sorriso pintado de estrelas. Mas quando o dia vem, as estrelas se apagam

Nenhum comentário:

Postar um comentário